Memória.pt

Assim, ninguém esquece...




PortugalSite.Net


Acidente Voo TP425 da TAP (1977)
Memória.pt Acidente Voo TP425 da TAP (1977)

Ostentava o nome do pioneiro da aviação portuguesa, curiosamente falecido num acidente aéreo no canal da Mancha, Sacadura Cabral, a aeronave com 164 pessoas a bordo que às 21:48h do dia 19 de Novembro de 1977 se despenhou no Aeroporto de Santa Catarina, na Madeira.
O voo TP425 fazia-se à pista sob chuva intensa. Devido às condições meteorológicas adversas e de duas tentativas de aterragem falhadas, o comandante sabia que tinha uma última oportunidade, caso contrário o voo teria de ser desviado para Las Palmas (Espanha). Essa última oportunidade revelou-se fatal.
O avião aterrou muito para lá do normal na curta pista do aeroporto, deslizou pelas águas acumuladas e saiu da pista. Com o impacto o avião partiu-se em dois, com parte da aeronave a ficar em cima de uma ponte e a outra a cair sobre a praia a mais de 130 metros e a ser consumida pelas chamas.
Morreram 131 pessoas, sobreviveram 33.
As urnas funerárias existentes na ilha não chegaram para os cadáveres, alinhados, nas rochas, e depois, no edifício do aeroporto, cobertos com mantas e lençóis, à espera das urnas enviadas do continente.
No dia seguinte a cauda do avião foi pintada, ocultando assim o logótipo da companhia para evitar que o acidente desse origem a má imagem da TAP.
O relatório do acidente apontou como causa provável do acidente as condições meteorológicas “muito desfavoráveis”, com possível hidroplanagem e uma aproximação demasiado longa, facto de que a TAP discordou. Num relatório interno a companhia aérea culpou as “acumulações de borracha” na pista, que não permitiam o escoamento das chuvas. Mas muitos apontaram falha humana às possíveis causas. A tripulação do TP425 fazia o quinto voo do dia, o terceiro seguido sob o comando de João Costa, que saiu de Lisboa rumo a Bruxelas, regressou à capital e seguiu para o Funchal.
A TAP assegurou os tratamentos médicos aos 33 sobreviventes e pagou indemnizações entre os 125 e 1200 contos (650 a 6000 mil euros), mas quem recusou só em 2006 viu o processo em tribunal resolvido.
Em consequência do acidente a empresa avançou para a ampliação da pista (ainda hoje considerada uma das mais difíceis para aterrar a nível mundial) de 1600 para os 2781 metros atuais e deixou de voar com a versão 200 do Boeing 727 para o Funchal, passando a voar com a versão 100, cinco metros mais curto...
Veja como esta história impressionante realmente aconteceu...
www.youtube.com/watch?v=DUNkeRzBI6M


CinemaPT.com
O site Memória.pt (o Portal da Memória) está online desde Março de 2020 em www.memoria.pt e é propriedade da Jotasi Web Services.

Pretendendo consolidar-se como um porto para a "nostalgia" e para os navegantes da internet, temos trabalhado para construir uma forte imagem de eficiência, confiabilidade e agilidade.
Pretendemos crescer consistentemente, construindo uma sólida rede de parceiros e colaboradores satisfeitos com nossos serviços.
A assistência é feita a todos os que necessitam, com atendimento personalizado, agilidade que a internet oferece.
Garantia de qualidade e capacitação contínua, estão entre as prioridades estratégicas de Memória.pt

Junte-se aos milhares de seguidores Memória.pt para um acompanhamento mais directo, inclusive das últimas notícias e novidades Memória.pt nas nossas redes sociais...

Junte-se a nós na Página Facebook Oficial Memória.pt em facebook.com/MemoriaPTG e inscreva-se também no Grupo Facebook Oficial Memória.pt o ponto de encontro da nostalgia em todo o mundo em facebook.com/groups/MemoriaPT

Para qualquer esclarecimento adicional contacte-nos para o nosso endereço info@memoria.pt ou contacte-nos pelo nosso número verde 927 380 700.

Redes Sociais
Facebook  Instagram  YouTube  Twitter  Blog




Inscreva-se no nosso Canal no YouTube Verified
em www.youtube.com/MemoriaPT


Estamos no Twitter em @MemoriaPT Verified

Donativo.pt

JoseHermanoSaraiva.com

Portugal Sites

Jotasi Web Services

Memória.pt     CinemaPT.com     josehermanosaraiva.com     DocumentáriosPT.com     PortugalSites.com

© 2020 Memória.pt | Todos os direitos reservados. | Sponsored by Jotasi | Powered by Jotasi Web Services